O Ozono
O ozono é um desinfetante altamente eficaz para a eliminação sustentável de odores, bolor, esporos, bactérias e vírus
Como e porquê?
Através de processos naturais, raios UV-C são produzidos de forma controlada e, em contacto com oxigénio, produzem ozono. Moléculas de odores são decompostas e eliminadas. Os microorganismos presentes são completamente destruídos pelo tratamento. Após esta reacção o ozono decompõe-se em oxigénio.
A técnica de desinfeção por UVC existe há mais de 80 anos
Uma técnica utilizada em locais onde não se podem utilizar produtos químicos. Graças a novas tecnologias a técnica evoluiu utilizando novos materiais e é aplicada na produção de comida industrial, medicina e agricultura contra germes resistentes a antibióticos.
Uma vantagem natural
A maior vantagem do tratamento com ozono é que a eliminação de odores ocorre sem o recurso a químicos. O Ozono é um desinfectante natural extremamente eficaz e que pode esterilizar ambientes fechados com elevada segurança.
Luz artificial UV – rápida, eficaz e natural
O ozono pode ser produzido fotoquímicamente com luz UVC ou com descarga eléctrica (corona) em contato com o oxigénio. Nós usamos luz UV, podendo assim ser utilizado em ambientes não controlados em temperatura e humidade. Pois à base de corona corre-se o risco de produzir alguns subprodutos nocivos à saúde.
Com luz UV artificial, pode ser alcançado o mesmo efeito de limpeza e desinfeção, mas com muito mais intensidade e rapidez. Se o ar no interior e as superfícies forem irradiados com luz UV artificial, os vírus e bactérias são eliminados em pouco tempo, de forma completamente natural e sem químicos. Numerosas equipas internacionais de investigação provaram a desinfeção UVC como um processo muito eficaz de desinfecção. Alguns estudos estão disponíveis nos seguintes links:
Esterilização e desinfecção de espaços
1000 vezes mais potente que lixívia
Um desinfetante que mata tanto vírus aéreos como aqueles em superfícies duras e moles, o ozono reage à contaminação 1000 vezes mais rápido que a lixívia e não deixa subprodutos nocivos À base de cloro.
Precauções a tomar
O ozono concentrado pode, em segurança, descontaminar um quarto inteiro, um veículo, sapatos, roupa, ar e superfícies. No entanto pessoas, animais e plantas não podem estar presentes na área durante o tratamento por ozono. Também deve ser respeitado e o tempo antes de entrar novamente no espaço tratado. Os geradores de ozono oxidam o ar para remover odores fortes de químicos, fumo, bolor, decomposição, etc.
Para autoproteção e proteção do pessoal de limpeza, as superfícies, e também o ar de um espaço fechado, podem ser esterilizados e desinfectados utilizando um gerador UV de ozono de forma a minimizar o risco de infecção por vírus SARS-CoV-2. Isto é geralmente feito com um tratamento de 20 a 30 minutos com o gerador UV de ozono OG144, ou 60 minutos com o gerador UV de ozono OG44.
Utilização segura
O ozono é muito oxidante e na generalidade não nocivo aos humanos em baixas concentrações, mas letal a microorganismos como bactérias e vírus. No entanto, o ozono, tal como outro agente oxidante pode ser nocivo se não for manuseado de forma correta. A inalação pode causar, secura da boca, tosse, irritação das vias respiratórias. Falta de ar, dores de cabeça, fadiga e irritação nos olhos. Em caso destes sintomas consultar o médico imediatamente. Um quarto de hotel, por exemplo, pode ser esterilizado, e isso é um factor de bem-estar e segurança para os hóspedes. Especialmente quando maus cheiros foram eficazmente eliminados. Para quem sofre de alergias, também é importante que não sejam utilizados químicos, por isso este tratamento é altamente recomendado.
contactos
Rua Marcelino Mesquita, n.º 13 – L1,
2795-134 Linda-a-velha, Portugal
Telefone: 937 271 770